Sobre Nós

A criação da empresa Manuel José Guedes da Silva, Lda em 2007, tinha como objectivo principal dar continuidade a um trabalho de qualidade, que vinha sendo desenvolvido na áreada prestação de de serviços relacionada com informação e comunicação em Saúde, em especial no desenvolvimento em Portugal do Mapa Terapêutico, publicação técnica de informação sobre medicamentos, para técnicos de saúde.
Esta área, além de necessitar de uma actualização permanente dos conteúdos, informação sobre os medicamentos comercializados no nosso país, necessitava também da introdução de outras informações, nomeadamente de um capítulo sobre interacções medicamentosas, entre outros, uma vez que a solicitação das unidades de saúde a nível nacional (hospitais, centros de saúde, farmácias, etc.)  e dos seus profissionais, assim o exigia.
Todavia a capacidade das publicações em papel foi sendo ultrapassada, nomeadamente para quem sempre quis fazer mais e melhor. Assim e apesar do esforço mantido na sua manutenção, há muita gente para quem o livro continua a ser o meio mais prático de consulta e apesar de continuarmos a garantir a distribuição protocolada junto das unidades de saúde supra mencionadas , tivemos que inovar.
Também as preocupações ambientais levaram a alterar formatos e depressa o desenvolvimento do sítio Web www.mapaterapeutico.pt, bem como a elaboração de CD´s, Pen´s, com maior capacidade, mais práticos e fáceis de utilizar se impunha.
Actualmente é possível consultar as informações relativas a medicamentos em Portugal nos formatos livro, Cd, Pen ou através do sitio Web www.mapaterapeutico.pt, constando neste formato digital as informações de todos os medicamentos actualmente á venda em Portugal.
Todos os outros formatos continuam a ser alvo de uma distribuição anual criteriosa e protocolada a nível nacional cumprindo aquele que é o grande objectivo da Manuel José Guedes da Silva Lda., o de informar mais e melhor, dando o seu contributo para a manutenção e melhoramento do principio “mais e melhor saúde em Portugal”.
Além do Mapa Terapêutico, a Manuel José Guedes da Silva Lda. tem desenvolvido outros projectos. A comunicação, formação, os estudos de mercado entre outras publicações fazem parte do leque de serviços prestados aos nossos parceiros e clientes.
Desta forma e em conformidade com o Regulamento Interno da Ordem dos Farmacêuticos, tem vindo a desenvolver programas de formação à distância e presenciais para Farmacêuticos Hospitalares e de Oficina. Estes programas inserem-se no âmbito dos programas de formação aprovados pela Direcção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos e visam a revalidação da carteira profissional dos farmacêuticos a cada cinco anos, bem como uma efectiva e actual contribuição na sua formação/informação.
Para além destes objectivos, existe ainda um outro que pretende estimular uma constante evolução de conhecimentos técnicos e da gestão do próprio negócio, que permita a manutenção de uma profissão forte e sólida, capaz de proactivamente contribuir para dar resposta aos desafios que se colocam aos próprios, bem como aos cidadãos/utentes, profissionais e sistemas de saúde.
Naturalmente que existe da nossa parte, a preocupação de abordar áreas/temas que sejam do interesse prático no dia a dia do farmacêutico hospitalar ou comunitário.
É neste contexto que a MJGS, Lda., em estreita colaboração, com um grupo de reconhecidas figuras da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e outras, desenvolve e prepara programas de formação á distância que permitem a estes profissionais de saúde, a obtenção dos créditos necessários  á revalidação da sua carteira profissional, ao mesmo tempo que lhes garante uma evolução de conhecimentos essencial para a sua actividade diária incluindo a gestão do seu negócio.
Os programas de formação podem ser realizados á distância através da Internet, com a avaliação á distância ou podem conter uma aula presencial, ministrada pelo autor do manual de formação, no próprio dia em que tenha lugar a prova de avaliação presencial, desde que seja atingido o número de participantes mínimo para que tal seja exequível.
O mais recente projecto da Manuel José Guedes da Silva Lda. assenta no www.atlasdasaude.pt, portal de saúde global para todos, profissionais de saúde e público em geral. Este inovador serviço de informação, representa um marco na área da informação sobre Saúde para todos, no nosso país, apresentando-se como uma verdadeira evolução quer pela qualidade quer pela quantidade de informação que oferece. 
Em Portugal e no plano de informação sobre saúde não existia um portal online que tivesse informação completa sobre este tema. Existem vários sites com elementos dispersos ou sazonais, que esgotam o seu conteúdo numa simples pesquisa.
A Saúde como bem essencial que é, sempre gerou uma enorme procura de informação por parte de todos, sejam técnicos/profissionais, ou elementos do grande público. Com a “democratização” da utilização da Internet as possibilidades de pesquisa foram acrescidas de uma forma “brutal”, em virtude da facilidade de acesso aos mais diversos conteúdos.
A lacuna verificada em termos de um espaço consultável que reunisse os mais diversos temas relacionados com Saúde, a facilidade de acesso e a apetência ao nível de pesquisa sobre o tema, fez com que a MJGS, Lda levasse a cabo este projecto de criação e desenvolvimento de um portal de saúde global a que demos o nome de Atlas da Saúde de A a Z.
Este serviço representa um marco na área da informação sobre Saúde no nosso País, apresentando-se como uma verdadeira evolução tanto pela quantidade, como pela qualidade de informação disponibilizada. Naturalmente que tanta informação tem de ser gerida de forma adequada, assim o Atlas da Saúde de A a Z contém informação classificada para o profissional de saúde, de acesso restrito e com registo do utilizador, bem como informação veiculada para o grande público.
Fazendo jus a uma forma muito intuitiva de pesquisa, já experimentada em portais de referência a nível internacional sobre esta temática, o Atlas da Saúde de A a Z contém formas simples de pesquisa e apresentação de toda a informação disponível, traduzindo-se isto numa confortável forma de navegar de conteúdo em conteúdo, aliada ainda a uma apresentação directa, não ficando o consulente emergido num sem número de informações menos relevantes e não sendo direccionado para informações fora do contexto sobre o que pesquisou.
Este registo deverá ser feito na página inicial do www.atlasdasaude.pt na área “Registar” com o preenchimento dos dados solicitados. Após o registo receberá uma confirmação no seu e-mail e basta seguir os passos lá descritos.
O www.atlasdasaude.pt pretende reunir num só sítio, o máximo de informação possível sobre saúde e tem como missão fundamental fornecer mais e melhor informação para todos, contribuindo para uma melhoria da informação e do conhecimento em saúde. O Atlas da Saúde de A a Z é de acesso fácil e intuitivo, além de sério e actual e permite uma utilização adequada e esclarecedora sobre vários temas. Naturalmente que a informação nele contida não representa uma substituição do parecer médico ou farmacêutico. Assim e em todas as “páginas” destinadas ao grande público, surge a recomendação “Para uma melhor e mais ajustada informação consulte o seu médico ou farmacêutico”.
Como forma de atestar a qualidade, isenção e rigor do nosso serviço o www.atlasdasaude.pt dispõe de algumas parcerias estabelecidas, sejam estas com instituições públicas ou privadas, como por exemplo o INFARMED; a Direcção Geral da Saúde; o Instituto Ricardo Jorge; a Fundação Portuguesa de Cardiologia; a Clínica Maló, esta na área da saúde oral; a Secção Regional da Zona Centro da Ordem dos Enfermeiros, o Intergrupo Português do Melanoma; A Clínica do Dragão sob a direcção clínica do Professor Espregueira Mendes;  entre outros.
Temos naturalmente a convicção de que, em conjunto, podemos contribuir para uma mais, melhor e mais esclarecida saúde dos nossos concidadãos. Visite o Atlas da Saúde em www.atlasdasaude.pt e dê-nos a sua opinião, é importante para nós.
Na Manuel José Guedes da Silva Lda. continuamos com a vontade/disponibilidade e a confiança para desenvolver novos projectos com qualidade e entrega como sempre temos feito, tendo sempre como nosso objectivo maior, garantir um serviço digno e sério e de utilidade pública.
 
Um Grande Bem Haja, para todos